domingo, noviembre 29, 2020

Road to Indy: temporada termina com duplo pódio brasileiro e Dudu como vice-campeão

Texto: Geferson Kern / colaborador Brasil do IndyCarLatinos.com

Os brasileiros voltaram ao pódio na última prova da temporada do Road to Indy, sistema de categorias de base da Fórmula Indy.

Na prova decisiva da USF2000, disputada neste domingo (25) como preliminar da categoria principal, em St. Petersburg, Kiko Porto terminou na segunda colocação, seguido de Dudu Barrichello. A prova foi vencida pelo novato americano Christian Brooks.

Os resultados foram importantes para os jovens pilotos em termos de campeonato: se com sua primeira vitória Brooks confirmou o título de estreante do ano, Barrichello conquistou o vice-campeonato, com 353 pontos, 12 à frente do americano Reece Gold, que ainda o ameaçava na tabela. O campeão por antecipação foi o dinamarquês Christian Rasmussen, com 394 pontos conquistados.

Além do segundo lugar na tabela, Dudu comemorou neste ano suas três primeiras vitórias na categoria – duas no misto de Indianápolis e uma em New Jersey. Já Porto, décimo colocado no campeonato em seu ano de estreia, com 198 pontos, conquistou sua primeira vitória justo neste fim de semana, na prova inicial da USF2000, disputada no sábado (24). O pernambucano conseguiu se firmar no Top10 mesmo tendo disputado duas rodadas a menos do que os demais competidores.

Já na outra categoria que integrou o Road to Indy neste ano, a Indy Pro 2000, as vitórias em St. Petersburg ficaram com o americano Sting Ray Robb e o neozelandês Hunter McElrea. Robb, da Juncos, dirigida pelo argentino Ricardo Juncos, já havia conquistado o título por antecipação com larga vantagem: 437 pontos, ante 341 do rival mais próximo, o canadense Devlin DeFrancesco, que corre pela Andretti.

Em 2021, a primeira prova do Road to Indy será no mesmo lugar que encerrou a atual temporada: as ruas de St. Petersburg, no fim de semana dos dias 5, 6 e 7 de março, como preliminar da etapa de abertura da Fórmula Indy. A grande novidade do programa será o retorno da Indy Lights, último degrau de acesso antes da categoria principal e que não foi disputada neste ano em função dos acontecimentos da pandemia da COVID-19.

Latest Posts