sábado, julio 31, 2021

Andretti lidera último treino livre do fim de semana para a Indy 500; Castroneves é 2º

Texto: Geferson Kern / colaborador Brasil do IndyCarLatinos.com

No último treino livre da primeira semana de programação das 500 Milhas de Indianápolis, Marco Andretti repetiu o roteiro que o levou, horas antes neste domingo (16), a sua primeira pole position da carreira na prova: surgiu nos últimos instantes para virar 224,122 mph (360,612 km/h) e tomar a liderança do treino, que estava com Hélio Castroneves, que virou 224,067 (360,523 km/h). A diferença foi ainda menor do que aquela que garantiu a pole do neto de Mario Andretti sobre Scott Dixon: apenas 10 milésimos de segundo separaram os melhores tempos de cada um.

Dixon, aliás, foi um dos nomes do treino: sofreu o segundo acidente dos treinos ao rodar na saída da curva 4, raspar o muro externo e atingir o pit wall. Ainda dentro da sessão de 2h25min de duração, a Chip Ganassi consertou seu carro e o devolveu à pista em tempo de virar a 223,686 (359,910 km/h), média que o fez liderar boa parte da sessão. Não foi o suficiente, no entanto, para deter o ímpeto de Andretti, que manteve os 100% de aproveitamento nos treinos realizados desde a sexta-feira (14).

Ryan Hunter-Reay, Santino Ferrucci, Conor Daly, Marcus Ericsson, Pato O’Ward, Ed Carpenter e Alex Palou completaram o Top-10 no treino, já realizado com o setup de corrida, em que os motores tem cerca de 50 cv a menos do que na classificação. Fernando Alonso, mesmo tendo rodado dentro do pitlane ao sair dos boxes, veio logo depois, em 11º, à frente de Alexander Rossi e Will Power. O brasileiro Tony Kanaan repetiu no treino final sua posição de classificação e foi 22º, próximo dos outros dois pilotos da Penske – Josef Newgarden foi o 20º, enquanto Simon Pagenaud ficou em 23º.

Alonso e seu companheiro mexicano da McLaren foram os pilotos que mais rodaram na sessão: 115 voltas cada. Além deles, Castroneves, Power, Zach Veach e Max Chilton também completaram 100 voltas ou mais, marca que representa metade da distância de 500 Milhas de corrida. Fora do tráfego, o mais rápido foi o novato Rinus VeeKay, 19º na geral, com 219,515 mph (353,199 km/h), seguido de Dalton Kellett (25º na geral) e Takuma Sato (26º na classificação do treino livre).

A ausência do treino foi James Davison, que neste domingo foi a Daytona disputar prova da Nascar Cup Series. Os 33 pilotos que alinharão na 104ª edição das 500 Milhas de Indianápolis voltam à pista antes da prova apenas mais uma vez, na próxima sexta-feira (21), com o Carb Day, treino livre com duas horas de duração. A prova acontece no próximo domingo (23), a partir das 15h, com transmissão para o Brasil por TV aberta pela Band e via streaming pelo DAZN.

Latest Posts

Nicci Daly, prima de Conor Daly y ex Juncos, participa en Tokio

Los Juegos Olímpicos de Verano en Tokio...

Castroneves, de vuelta en INDYCAR de tiempo completo en 2022 con Meyer Shank Racing

Helio Castroneves regresará para una temporada completa...

INDYCAR forma asociación con Motorsport Games para lanzar videojuego en 2023

INDYCAR ha formado una nueva asociación oficial...