jueves, octubre 29, 2020

Cinco histórias surpreendentes de Elkhart Lake

Com seu estilo old-school e traçado desafiador, o circuito de Road America, em Elkhart Lake, é uma das pistas favoritas dos pilotos da Fórmula Indy, com uma atmosfera especial também para os fãs. Desde sua estreia no calendário, em 1982, o circuito foi palco de vários momentos surpreendentes e históricos da história da Indy. Aqui estão cinco momentos em Elkhart Lake para você se preparar para a inédita rodada dupla, neste autódromo, que acontece neste fim de semana (11 e 12):

Maldição dos Unser

Al Unser Jr. herdou muitas coisas de seu pai, incluindo a má sorte de Al Unser em Road America. Little Al venceu as 500 Milhas de Indianápolis duas vezes, mas nunca ganhou em Elkhart Lake. Ele se aproximou da bandeira quadriculada várias vezes, mas apenas para ver a vitória escapar por pouco.

A situação mais dramática foi em 1996, quando Al Unser Jr. liderava e seu motor estourou na última volta, a três curvas do final, o que fez a vitória cair no colo de Michael Andretti, que conquistou a sexta vitória para sua família no circuito.

A primeiro de Franchitti

Em 1998, Dario Franchitti conquistou sua primeira vitória na Fórmula Indy em Elkhart Lake, tornando-se o primeiro escocês a vencer uma corrida da Indy desde que Jim Clark faturou as 500 Milhas de Indianápolis de 1965. A vitória de Franchitti também foi uma grande conquista para sua equipe, a Green, que venceu pela primeira vez desde a passagem pelo time de Jacques Villeneuve, em 1995, quando o canadense faturou o campeonato e a vitória da Indy 500.

Um vencedor improvável

Como mencionado acima, os Unser nunca levaram sorte em Elkhart Lake. Na primeira corrida da Indy por lá, em 1982, Al Unser (o pai) estava a caminho da vitória, mas ficou sem combustível na última volta no circuito de seis quilômetros, o que deu a vitória de bandeja a Héctor Rebaque, da Forsythe, único outro carro na volta do líder. Foi a única vitória do mexicano na Indy.

A volta da Indy

Em 2016, a Fórmula Indy retornou a Elkhart Lake pela primeira vez em quase uma década. Na pista, Will Power conteve Tony Kanaan para conquistar a vitória por apenas meio segundo. No entanto, o destaque daquele dia foi a multidão, que esteve presente no fim de semana da corrida e em todos os eventos pré-prova e foi recompensada com grandes disputas dentro da pista.

Rossi, o grande

O novato Colton Herta fez a pole position, OK, mas essa é foi a única coisa que Alexander Rossi não faturou em Elkhart Lake em 2019. O piloto da Andretti assumiu a liderança na curva 3 e liderou 54 das 55 voltas seguintes. Cruzou a linha de chegada na frente com mais de 20 segundos de vantagem.

Latest Posts

Álex Palou, nuevo piloto de Chip Ganassi Racing

Álex Palou llamó la atención en su...

Felix Rosenqvist se une a Arrow McLaren SP para 2021

Felix Rosenqvist se unirá a Arrow McLaren...

Ericsson renueva asociación con Chip Ganassi Racing para 2021 y más allá

Marcus Ericsson regresará al auto No. 8...

Honda liga tercer Campeonato de Fabricantes consecutivo

Para Honda Performance Development, la temporada 2020...