jueves, agosto 5, 2021

Colton Herta larga na pole position no GP de St. Petersburg

O americano Colton Herta vai comandar o grid do Grande Prêmio de St. Petersburg, segunda etapa da Fórmula Indy em 2021. No classificatório deste sábado (24), o piloto da Andretti cravou sua melhor volta no Fast 6 (segmento final de seis minutos de duração, que reúne os seis mais rápidos da sessão) em 1:00.3210, 0.2499 à frente do segundo colocado Jack Harvey, da Meyer Shank (equipe que Hélio Castroneves defenderá nas 500 Milhas de Indianápolis e em outras cinco provas).

A segunda fila será toda da equipe Penske, com Josef Newgarden, que tinha sido o mais rápido nos dois treinos livres do fim de semana, ao lado de Simon Pagenaud. A dupla teve desempenho bem melhor do que seus companheiros de equipe, já que Scott McLaughlin vai largar em 13º e Will Power, dono de nove poles na história da prova em St. Pete, rodou e parte apenas em 20º. Sebastien Bourdais e Pato O’Ward, destaques da abertura do campeonato, no Alabama, completam o giro dos seis primeiros.

Pole em St. Petersburg foi a primeira de Herta, 21 anos, em um circuito de rua (Foto: IndyCar)

O atual campeão Scott Dixon, da Chip Ganassi, escapou duas vezes na primeira fase da sessão e vai sair em oitavo, logo atrás de Rinus VeeKay, da Carpenter, que por muito pouco não se classificou entre os seis mais velozes. Seu companheiro Alex Palou, vencedor no Alabama, sai na quinta fila, em décimo, ao lado de Graham Rahal e à frente de Alexander Rossi e James Hinchcliffe, companheiros do pole position e que dividirão a sexta fila do grid.

Esta foi a quinta pole position de Herta na carreira e a primeira em um circuito de rua –as posições de honra anteriores haviam sido conquistadas em Mid-Ohio, Laguna Seca, Portland e Elkhart Lake, onde em 2019, então com 19 anos de idade, tornou-se o mais jovem polesitter da história da categoria. O filho de Bryan Herta também é o vencedor mais precoce da história da Indy, com 18 anos, 11 meses e 25 dias, idade que tinha quando venceu a prova de Austin em 2019, em sua terceira largada.

O GP de St. Petersburg acontece neste domingo (25), a partir das 13h30, com transmissão ao vivo da TV Cultura para todo o Brasil pela televisão e pelo site. Antes, às 10h05, acontece o warm-up, treino de aquecimento em preparação à prova, que pode ser acompanhado com a cronometragem em tempo real pelo site IndyCar.com (em inglês).

Confira o grid de largada para o GP de St. Petersburg:

Latest Posts

Se forma Juncos Hollinger Racing; tiempo completo en INDYCAR en 2022

Ricardo Juncos anunció una asociación con Brad...

Nicci Daly, prima de Conor Daly y ex Juncos, participa en Tokio

Los Juegos Olímpicos de Verano en Tokio...

Castroneves, de vuelta en INDYCAR de tiempo completo en 2022 con Meyer Shank Racing

Helio Castroneves regresará para una temporada completa...