martes, agosto 3, 2021

Em dia de estreia de Grosjean, VeeKay supera Penskes e lidera testes no Alabama

Texto: Geferson Kern/Colaborador Brasil do IndyCarLatinos.com

Melhor estreante da última temporada, quando conquistou um pódio e uma pole position – ambos no circuito misto de Indianápolis -, o holandês Rinus VeeKay foi o mais rápido em sessão de testes da Fórmula Indy realizada nesta terça-feira (23), com o tempo de 1min06s518.

As atividades ocorreram no Barber Motorsports Park no Alabama, região sul dos EUA. O dia de treinos reuniu 12 pilotos de cinco equipes diferentes e marcou o primeiro contato com um IndyCar do francês Romain Grosjean, que escapou da morte em acidente espetacular sofrido no último ano, no Bahrein, quando corria pela Fórmula 1.

A estreia de Grosjean na Indy foi marcada por uma rodada na curva 1, que deixou seu carro preso na caixa de brita. A equipe Dale Coyne/Rick Ware ainda conseguiu colocá-lo de volta à pista, mas o francês fechou o dia com o último tempo, a 0s9 do líder VeeKay. Mesmo assim, ele se declarou satisfeito em pilotar pela primeira vez desde o acidente que quase lhe custou a vida.

“Você realmente sente o carro. Acho que você pode pilotar um pouco mais ao seu estilo com a forma que você usa o freio e faz curvas. Você pode usar traçados diferentes, enquanto na Fórmula 1 é preciso seguir uma linha ideal pela forma como a aerodinâmica trabalha”, analisou.

Enquanto Grosjean ficou na lanterna da tabela de tempos, seu compatriota Sebastien Bourdais surpreendeu e colocou o carro da Foyt na segunda colocação, a apenas 115 milésimos do holandês da Carpenter. Graham Rahal foi o melhor carro com motores Honda da sessão e fechou em terceiro, a 203 milésimos de VeeKay.

Dentre os pilotos da Penske, que se fez presente com sua esquadra completa no Alabama, Will Power foi o melhor, em quarto, a 384 milésimos do líder. Já o bicampeão Josef Newgarden foi o sexto, seguido imediatamente pelo novato neozelandês Scott McLaughlin e pelo francês Simon Pagenaud.

A abertura da temporada da Fórmula Indy em 2021 será justamente no misto do Barber Motorsports Park, no dia 18 de abril. A prova inaugural será seguida de etapas em fins de semana consecutivos, com provas no circuito de rua em St. Petersburg e a primeira rodada dupla a ser disputada no velocíssimo oval do Texas.

Confira os tempos extra-oficiais dos treinos desta terça-feira:

  1. Rinus VeeKay (Carpenter/Chevy) 1min06s518
  2. Sebastien Bourdais (Foyt/Chevy) 1min06s633
  3. Graham Rahal (Rahal/Honda) 1min06s721
  4. Will Power (Penske/Chevy) 1min06s902
  5. Conor Daly (Carpenter/Chevy) 1min07s021
  6. Josef Newgarden (Penske/Chevy) 1min07s040
  7. Scott McLaughlin (Penske/Chevy) 1min07s065
  8. Simon Pagenaud (Penske/Chevy) 1min07s166
  9. Dalton Kellett (Foyt/Chevy) 1min07s239
  10. Ed Jones (Dale Coyne/Honda) 1min07s388
  11. Takuma Sato (Rahal/Honda) 1min07s449
  12. Romain Grosjean (Dale Coyne/Honda) 1min07s478

Latest Posts

Se forma Juncos Hollinger Racing; tiempo completo en INDYCAR en 2022

Ricardo Juncos anunció una asociación con Brad...

Nicci Daly, prima de Conor Daly y ex Juncos, participa en Tokio

Los Juegos Olímpicos de Verano en Tokio...

Castroneves, de vuelta en INDYCAR de tiempo completo en 2022 con Meyer Shank Racing

Helio Castroneves regresará para una temporada completa...