viernes, octubre 30, 2020

Em Iowa, Daly surpreende e sai na frente na sexta; Newgarden é pole para prova do sábado

Conor Daly foi o grande nome do único treino classificatório para a rodada dupla da Fórmula Indy em Iowa. O americano marcou a primeira pole position dele e de sua equipe, a Carlin, na categoria, posição que vai ocupar na prova desta sexta-feira (17). No sábado (18), ele largará na terceira posição. Para esta prova, o grid será comandado por Josef Newgarden, da Penske, vencedor da prova em 2019. O brasileiro Tony Kanaan largará em 19º e 8º nas duas corridas, respectivamente.

A classificação em Iowa contou com um formato inédito. Nos circuitos ovais, a Indy usa sistema inspirado nas 500 Milhas de Indianápolis no qualify, com o grid formado a partir da média horária das duas voltas rápidas a que cada piloto tem direito. Desta vez, o tempo obtido na primeira volta rápida seria usado para definir a posição de largada para a primeira prova do fim de semana, enquanto o tempo da segunda volta valeria para a corrida derradeira.

Daly, que nas provas em ovais compete pela Carlin na vaga de Max Chilton e cede seu lugar na Carpenter para o dono do time, Ed Carpenter, terá ao seu lado o próprio Newgarden para a prova desta sexta-feira. No sábado, a primeira fila será toda da Penske, que marcou sua quarta pole em seis corridas até agora em 2020: Newgarden, autor de três destas pole positions, vai sair ao lado do australiano Will Power.

O desempenho de ambos contrasta com o ocorrido com Simon Pagenaud, o grande prejudicado da classificação: antepenúltimo a ir para a pista, o pole position da prova de 2019 teve um problema de queda na pressão de combustível em seu carro e sequer pode deixar os boxes para fazer suas voltas rápidas. Com isso, o francês terá de largar nas duas provas da pista mais curta da temporada na 23ª e última colocação.

Atual líder do campeonato, Scott Dixon também não foi bem. O neozelandês cometeu um erro em sua ida à pista e vai sair de 17º na sexta-feira e 18º no sábado. Dixon sairá atrás de seus dois companheiros da Chip Ganassi, equipe que está invicta até agora na temporada, os suecos Felix Rosenqvist (7º e 10º) e Marcus Ericsson (que sairá 10º e 9º).

De volta às pistas após estar ausente do GP de Indianápolis e da rodada dupla em Elkhart Lake, o brasileiro Tony Kanaan viveu momentos distintos no treino classificatório. Na primeira prova, na qual dará o comando de ligar os motores do interior de seu carro alinhado no grid, Tony sai na antepenúltima fila, na 19ª colocação. Para a corrida final do fim de semana, o brasileiro teve um belo desempenho e sairá em 8º no grid.

Latest Posts

Álex Palou, nuevo piloto de Chip Ganassi Racing

Álex Palou llamó la atención en su...

Felix Rosenqvist se une a Arrow McLaren SP para 2021

Felix Rosenqvist se unirá a Arrow McLaren...

McLaren confirma Rosenqvist e Ganassi anuncia Palou como substituto

Texto: Geferson Kern/colaborador Brasil do IndyCarLatinos.com

Ericsson renueva asociación con Chip Ganassi Racing para 2021 y más allá

Marcus Ericsson regresará al auto No. 8...