lunes, octubre 19, 2020

Fatos Velozes – GP de Indianápolis

Data: Sexta-feira (03 de julho) e Sábado (04 de julho) de 2020

Pista: Indianapolis Motor Speedway, circuito misto de 2,439 milhas (3,925 km) e 14 curvas

Distância: 80 voltas / 195,12 milhas (313,94 km)

Links úteis:  Lista de inscritos

Push-to-pass: 200 segundos disponíveis, com tempo máximo de 20 segundos para cada ativação

Pneus para o fim de semana: sete jogos de pneus normais e quatro jogos de pneus macios (banda vermelha) / Carros com pilotos novatos recebem oito jogos de pneus normais

Twitter: @IMS, @IndyCar, #INDYGP, #IndyCar

Site do evento: www.ims.com

Site da Fórmula Indy: www.indycar.com

Vencedor em 2019: Simon Pagenaud (#22, equipe Penske, motor Chevrolet)

Pole em 2019: Felix Rosenqvist (#10, equipe Chip Ganassi, motor Honda), tempo de 1:08.2785, média de 128,597 mph (206,912 km/h)

Recorde da pista: Will Power, 1:07.7044, 129,687 mph (208,666 km/h), em 12 de Maio de 2017 (volta registrada na terceira fase da classificatória)

Transmissão: ClaroVideo (Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana e Uruguai) / Bandsports e DAZN (Brasil)

Cronograma da prova (fuso horário GMT-3, de Brasil, Argentina e Uruguai):

Sexta-feira, 3 de julho

12h30 às 14h: treino livre

17h30: treino classificatório

Sábado, 4 de julho

10h às 10h30: Warm-up

13h01: ordem de ligar os motores

13h08: largada do GP de Indianápolis

Notas: 

  • O GP de Indianápolis vai ser a sétima prova da Fórmula Indy disputada no circuito misto do Indianapolis Motor Speedway. Simon Pagenaud e Will Power são os únicos pilotos a vencer no traçado pela categoria. Pagenaud venceu em 2014, 2016 e 2019. Power ganhou em 2015, 2017 e 2018
  • Simon Pagenaud, Will Power, Felix Rosenqvist e Sebastian Saavedra são os únicos pilotos a faturar a pole position no misto de Indianápolis. Saavedra largou na frente em 2014, Power em 2015, 2017 e 2018, Pagenaud em 2016 e Rosenqvist em 2019.
  • Quatro pilotos venceram a prova ao largar da pole: Will Power em 2015, 2017 e 2018 e Simon Pagenaud em 2016.
  • Scott Dixon venceu as 300 Milhas do Texas no dia 6 de junho e é o terceiro maior vencedor da história da Fórmula Indy, com 47 vitórias. Dixon, porém, nunca venceu no circuito misto de Indianápolis. Ele terminou a prova na segunda posição em suas três últimas edições.
  • Doze pilotos competiram até hoje em todas as edições do GP de Indianápolis: Marco Andretti, Sebastien Bourdais, Helio Castroneves, Scott Dixon, James Hinchcliffe, Ryan Hunter-Reay, Tony Kanaan, Josef Newgarden, Simon Pagenaud, Will Power, Graham Rahal e Takuma Sato. Todos eles, exceto Bourdais, Castroneves e Kanaan, vão correr novamente neste ano.
  • A sequência recorde de 318 largadas consecutivas de Tony Kanaan na Fórmula Indy, iniciada na prova de Portland em 2001, será encerrada neste fim de semana. Scott Dixon já fez 259 largadas seguidas até este fim de semana, segunda maior sequência da história e que se tornará a maior entre os pilotos em atividade. Marco Andretti já fez 235 largadas consecutivas, a terceira maior marca da história e que será a segunda maior entre os pilotos ativos.
  • Os novatos Oliver Askew, Dalton Kellett, Alex Palou e Rinus VeeKay, junto com Sage Karam, vão competir no circuito misto de Indianápolis pela Fórmula Indy pela primeira vez. Askew venceu duas provas (ambas pela USF2000) e tem cinco pódios em seis corridas no traçado, o que inclui pódios em ambas as provas de 2019 em sua campanha para o título da Indy Lights. VeeKay possui quatro pódios em seis provas no misto de Indy, o que inclui uma vitória no último ano pela Indy Lights.
  • Dos 26 pilotos inscritos na prova, 21 já correram no misto de Indianápolis pela Fórmula Indy. Dez deles já lideraram voltas neste Grande Prêmio: Will Power (182 voltas lideradas), Simon Pagenaud (68), Scott Dixon (40), Josef Newgarden (21), Ryan-Hunter Reay (18), Graham Rahal (18), Felix Rosenqvist (15), James Hinchcliffe (4) e Alexander Rossi.

Veja o que disseram alguns dos pilotos sobre a prova: 

Josef Newgarden (#1, Penske, motor Chevrolet, atual campeão da Fórmula Indy): “Indianápolis é um lugar especial, correr lá significa muito para mim, especialmente agora que a pista pertence a Roger (Penske). É uma honra pilotar para ele. Correr aqui na primeira prova desde que ele adquiriu o autódromo é ainda mais especial. Sem contar que essa será a primeira vez que Fórmula Indy e Nascar correm na mesma pista no mesmo fim de semana e no fim de semana do Dia da Independência dos EUA, então será uma grande prova. Nós realmente sentiremos a falta dos fãs nas arquibancadas, mas sabemos que precauções são necessárias e estamos felizes que eles estarão em breve de volta conosco”.

Scott Dixon (#9, equipe Chip Ganassi, motor Honda, líder do campeonato): “Fiquei empolgado logo que a rodada conjunta entre Indy e Nascar foi anunciada. Apenas estou um pouco triste porque acho que seria algo incrível para os fãs verem. Espero que isso seja algo que se repita no futuro. Estou ansioso pelo GP de Indianápolis, acho que estaremos fortes se conseguirmos vencer aqui. Me sinto sortudo e privilegiado de competir neste fim de semana com minha equipe”.

Simon Pagenaud (#22, equipe Penske, motor Chevrolet, atual vencedor do GP e das 500 Milhas de Indianápolis): “Estou emocionado em voltar a Indianápolis. Toda a minha vida mudou no último mês de Maio, quando meu time e eu tivemos aquele mês incrível ao vencer tanto o GP de Indianápolis quanto as 500 Milhas. São memórias que nunca esquecerei. Agora finalmente temos a chance de voltar e tentar vencer de novo. Temos sido muito iluminados na Penske especialmente nesse circuito, já que meu companheiro Will Power e eu somos os únicos a vencer essa prova até hoje, o que diz muito sobre como nosso time trabalha em conjunto. Tenho treinado muito duro desde a prova do Texas. Treinar é uma parte muito importante da minha preparação para uma corrida. É ótimo se sentir como me sinto agora, na melhor forma física e mental da minha carreira. Eu gostaria que os fãs estivessem lá conosco mas eles voltarão logo, já no outro fim de semana, em Elkhart Lake. Então, até lá, vamos fazer nosso melhor para apresentar um grande show aos fãs pela TV”.

Latest Posts