jueves, octubre 22, 2020

Newgarden vence segunda prova em St. Louis em dia de despedida para Kanaan

Texto: Geferson Kern / colaborador Brasil do IndyCarLatinos.com

O americano Josef Newgarden se manteve vivo na briga pelo título ao vencer sua segunda prova na temporada na Fórmula Indy. O atual campeão da categoria faturou a segunda prova da rodada dupla de St. Louis, disputada neste domingo (30). Ele já havia conquistado a vitória em outra etapa em dose dupla em circuito oval, em julho, em Iowa. A prova marcou a última participação na temporada do brasileiro Tony Kanaan, que tem seu futuro na categoria indefinido.

A segunda colocação neste domingo ficou com o mexicano Pato O’Ward, que se manteve logo atrás de Newgarden, também, na briga pelo título. A manobra decisiva na briga pela vitória veio nos boxes: o piloto da Penske saiu lado a lado com o rival da McLaren e completou a manobra na saída dos pits. Ambos voltaram à frente de Will Power, líder até então e que teve de se contentar com o degrau mais baixo do pódio.

O resultado final foi uma demonstração de força da Chevrolet, que monopolizou o pódio e ainda colocou o novato holandês Rinus VeeKay, da Carpenter, na quarta posição. O melhor motor Honda na corrida foi do carro do líder do campeonato e vencedor da primeira prova do fim de semana em Gateway, Scott Dixon, que se mantém na liderança da tabela com 96 pontos de vantagem para Newgarden e 119 à frente de O’Ward, com cinco etapas para o fim do campeonato.

A prova terminou sob bandeira amarela depois que Takuma Sato, segundo na prova do sábado e vencedor das 500 Milhas de Indianápolis na última semana, raspou o muro a quatro voltas do final. Foi a única intervenção do Pace Car na corrida. Mesmo assim, o japonês, que largou na pole neste domingo e liderou boa parte da prova e apostava numa estratégia com stints mais longos na pista, ainda completou em nono. 

Com a vitória, Newgarden quebra uma escrita de onze vencedores diferentes em onze corridas da Indy no circuito de Gateway, já que ele havia se sagrado vitorioso no autódromo também em 2017. O americano ainda ultrapassou Alessandro Zanardi, Juan Pablo Montoya e o companheiro de equipe Simon Pagenaud na lista de maiores vencedores da história da categoria. Ele chegou a 16 conquistas na carreira e se igualou a Dan Wheldon como o 30º maior ganhador de provas na Indy em todos os tempos.

Despedida para Kanaan

Com contrato apenas para competir nas provas em circuitos ovais nesta temporada, o brasileiro Tony Kanaan fez, neste domingo, sua última prova na Indy em 2020. O campeão das 500 Milhas de Indianápolis de 2013 terminou em 19º com o carro da equipe Foyt, que ele defende há três anos. Além de Gateway, Kanaan já havia competido neste ano nas provas do Texas, Iowa e em Indianápolis.

Apesar de ter anunciado que este seria seu último ano na categoria (em campanha chamada de #TKLastLap, ou A Última Volta de Tony Kanaan), o brasileiro declarou na última semana que esperava voltar em 2021, ao menos para competir na Indy 500. O intuito de Kanaan é poder encerrar a carreira diante dos fãs, cuja entrada no Indianapolis Motor Speedway não foi permitida neste ano pela primeira vez na história, em função da pandemia da covid-19.

Novato vence no Road to Indy

O novato Devlin DeFrancesco venceu a prova do fim de semana em Gateway da Indy Pro 2000, categoria que integra o Road to Indy, sistema de revelação de jovens talentos para a Fórmula Indy. Foi a primeira vitória na categoria do canadense de 20 anos, que compete pela equipe Andretti e assumiu a liderança do campeonato.

A Indy Pro 2000 e a USF2000, onde competem os brasileiros Dudu Barrichello e Kiko Porto, voltam à pista no próximo fim de semana, para prova no circuito misto de Indianápolis. A próxima etapa da Fórmula Indy, oficialmente, será no mesmo local, dias 2 e 3 de outubro. No entanto, a categoria busca realizar a rodada dupla adiada de Mid-Ohio antes disse, nos dias 12 e 13 de setembro.

Latest Posts

Brasileiros voltam à pista em St. Petersburg para última rodada do Road to Indy

Texto: Geferson Kern/colaborador Brasil do IndyCarLatinos.com

Datos rápidos – GP of St. Petersburg

Fecha: Sábado 24 y domingo 25 de...

Fatos Velozes – GP de St. Petersburg

Data: Sábado (24) e Domingo (25 de...

Andretti, Foyt, Carpenter y McLaren: la lucha por $ 1 millón en la parte inferior de la parrilla

Texto: Geferson Kern/Colaborador de IndyCarLatinos.com Brasil

Andretti, Foyt, Carpenter e McLaren: a briga por US$ 1 milhão no fundo do pelotão

Texto: Geferson Kern/colaborador Brasil do IndyCarLatinos.com