miércoles, julio 28, 2021

Palou bate Power por quatro décimos e vence no Alabama em sua estreia na Ganassi

O espanhol Alex Palou venceu neste domingo (18) o Grande Prêmio do Alabama, no Barber Motorsports Park, prova que abriu a temporada 2021 da Fórmula Indy. Foi a primeira vitória do jovem na carreira, logo em sua estreia na equipe Chip Ganassi, atual campeã da Indy com Scott Dixon, que terminou em terceiro. Entre os dois, chegou o australiano Will Power, da Penske, que recebeu a quadriculada a 0.4016 de Palou – pouco mais de quatro décimos de segundo. O pole position Pato O’Ward, da McLaren, foi o quarto, a um segundo de Dixon, enquanto Sebastien Bourdais, de volta à categoria pela Foyt, fechou o Top5.

Palou e Pato O’Ward foram dois dos principais postulantes à vitória na prova que abriu o campeonato (foto: IndyCar)

“É incrível. Todo o time fez um trabalho incrível. Tínhamos os melhores carros. Começamos fortes e vamos nos manter fortes”, celebrou o espanhol após a prova. “Cometi um pequeno erro na curva 9, mas com a quantidade de Push to Pass que possuía, achei que seria suficiente”, lamentou Power. “Fiquei surpreso com o quão rápido Alex foi no primeiro stint. Ele simplesmente escapou na frente, então pensei que ele iria para três pit stops. Estava fazendo os melhores tempos de volta possíveis com o combustível que tinha”, observou o piloto da Penske.

Para vencer, Palou precisou suportar a pressão de Power, que desde o momento no qual deixou os boxes após sua última parada, na volta 62, nunca ficou a mais do que três segundos do rival da Ganassi. Ambos, assim como Dixon, aproveitaram as bandeiras amarelas do começo da prova para fazer somente dois pit-stops – diferente de O’Ward, Bourdais, Graham Rahal, Rinus VeeKay e Alexander Rossi, que vieram na sequência -, o que acrescentou uma dose de drama no fim da corrida, já que todos estavam no limite do combustível.

Acidente na primeira volta eliminou quatro carros do GP do Alabama (foto: IndyCar)

A primeira bandeira amarela foi causada por um acidente que envolveu pelo menos seis carros, entre os quais alguns dos favoritos. Tudo começou com uma escapada de Josef Newgarden, que havia ganho uma posição após largar em oitavo e rodou na frente de quase todo o pelotão. O acidente eliminou Colton Herta, Ryan Hunter-Reay e Felix Rosenqvist, além do próprio Newgarden. Já Max Chilton e Rinus VeeKay também foram envolvidos, mas conseguiram retornar à prova. A segunda e última intervenção do Pace Car viria logo depois, com uma rodada de Jimmie Johnson.

Dentre os novatos, o melhor foi Romain Grosjean, que chegou em décimo. Scott McLaughlin foi o 14º, enquanto Johnson foi o 19º, com três voltas de desvantagem. Dos 24 carros que largaram, 20 receberam a quadriculada, dos quais 16 na mesma volta do líder. 

A próxima etapa da Fórmula Indy acontece no próximo domingo (25), com a primeira corrida em circuito de rua da temporada, em St. Petersburg. A prova acontece a partir das 13h30, com transmissão ao vivo para o Brasil da TV Cultura.

Confira o resultado final do GP do Alabama:

Latest Posts

Nicci Daly, prima de Conor Daly y ex Juncos, participa en Tokio

Los Juegos Olímpicos de Verano en Tokio...

Castroneves, de vuelta en INDYCAR de tiempo completo en 2022 con Meyer Shank Racing

Helio Castroneves regresará para una temporada completa...

INDYCAR forma asociación con Motorsport Games para lanzar videojuego en 2023

INDYCAR ha formado una nueva asociación oficial...