martes, noviembre 30, 2021

Pato O’Ward coloca McLaren na pole na abertura do campeonato

O mexicano Pato O’Ward vai largar na pole position do Grande Prêmio do Alabama, que abre neste domingo (18) a temporada da Fórmula Indy. Esta será a segunda pole position na carreira do piloto da McLaren, que com sua melhor volta em 1:05.8479 (média horária de 202,322 km/h), estabeleceu novo recorde de pista no Barber Motorsports Park. O’Ward foi apenas 70 milésimos mais rápido que Alexander Rossi, da Andretti, que havia liderado o último treino livre antes da classificação e completa a primeira fila.

Quem também foi destaque na classificação foi a atual campeã Chip Ganassi, que nunca venceu a prova do Alabama em 10 edições realizadas, mas colocou três carros no Fast Six, sessão final de seis minutos de duração com seis carros que define a pole. O espanhol Alex Palou, em sua estreia na equipe, foi o melhor deles e larga em terceiro, enquanto o hexacampeão Scott Dixon parte em quinto e Marcus Ericsson larga em sexto. No meio deles, está Will Power, melhor representante da Penske que conseguiu o quarto tempo.

Dentre os novatos, o melhor foi Romain Grosjean, da Dale Coyne, que parte em sétimo, uma posição à frente do bicampeão Josef Newgarden, da Penske. Outro estreante, o neozelandês Scott McLaughlin, companheiro de Newgarden, larga em 12º, enquanto o heptacampeão da Nascar, Jimmie Johnson, vai sair do 21º posto. Nas redes sociais, Johnson brincou com sua mudança de status, de lenda em sua antiga categoria para novato na Indy: “não fui o último!”, comemorou ele em tom de brincadeira.

A sessão foi marcada pela batida de James Hinchcliffe, da Andretti, que volta à categoria em tempo integral e larga na última colocação. Felix Rosenqvist, que já havia batido no treino livre, saiu da pista e, por provocar o acionamento da bandeira vermelha, teve sua melhor volta anulada. Com isso, o sueco, que no momento do incidente estava entre os 12 mais rápidos, vai largar no fim do pelotão, em 22º. 

O GP do Alabama marca a estreia da transmissão televisiva no Brasil da Fórmula Indy pela TV Cultura. A prova será exibida ao vivo neste domingo, a partir das 16h20.

Confira o grid de largada para o GP do Alabama:

Latest Posts

Se revela proyecto para el regreso del Chevrolet Detroit GP a centro de la ciudad

Cuando el Chevrolet Detroit Grand Prix presentado...

Rossi hace historia al dominar clase de Baja 1000

Alexander Rossi, estrella de la NTT INDYCAR...

De Vries y Vandoorne probarán maquinaria de INDYCAR en diciembre

Stoffel Vandoorne y Nyck de Vries, integrantes...

Johnson regresará a Race of Champions en 2022

Jimmie Johnson representará a la NTT INDYCAR...

Kirkwood sube a INDYCAR en el No. 14 de AJ Foyt Racing

El campeón reinante de Indy Lights, Kyle...