viernes, julio 30, 2021

Pietro Fittipaldi: Evoluir «passo a passo» para volta à Indy no Texas

Pietro Fittipaldi está pronto para reestrear na Fórmula Indy. Depois de disputar seis provas na categoria em 2018, pela Dale Coyne, o brasileiro de 24 anos volta à categoria em 2021 pelo mesmo time para competir em quatro provas, todas elas em circuito ovais. As duas primeiras serão já neste fim de semana, na rodada dupla do Texas. E ele sabe que será preciso ter paciência para estrear no oval de 1,5 milha, no qual ele não pode competir em sua temporada anterior na Indy, quando estava afastado por um acidente nos treinos para uma prova de endurance que o alijou também da disputa das 500 Milhas de Indianápolis.

“É sempre fácil ficar empolgado com os ovais, pois há muita adrenalina envolvida”, contou Pietro em coletiva virtual realizada nesta quarta-feira (28). “São provas longas, então há coisas que você vai aprendendo e mudando no carro ao longo da prova, como os ajustes nas asas e mesmo aprendendo a pilotagem. Estou certo que da primeira para a segunda prova vamos evoluir muito”, disse Fittipaldi, que além de correr na Dale Coyne, se mantém como piloto reserva da equipe Haas de Fórmula 1.

Em sua preparação para a temporada, Pietro participou dos testes realizados em Indianápolis no início de abril (foto: IndyCar)

Em suas provas, Pietro terá como estrategista o próprio dono da equipe, Dale Coyne, que já deu o recado ao pupilo sobre o que espera. “É sobre ter paciência nos ovais. É uma das coisas que ele diz muito: ‘você precisa ter paciência e seguir passo a passo’”, contou. “Ainda há muito o que eu aprender. Correr de monoposto em um oval é muito diferente, especialmente com o aeroscreen. O carro tem um pouco de diferença no equilíbrio com relação ao que eu havia pilotado [em 2018]. Seguir os carros da frente é sempre difícil”, continuou. “No Texas e em Indianápolis, você pode fazer voltas rápidas nos treinos e na classificação, mas na corrida é difícil andar no tráfego, ter o timing certo para ultrapassar e tudo o mais”.

Fittipaldi ainda falou sobre a boa relação que mantém com Romain Grosjean, a quem substituiu nas duas últimas provas do Mundial de Fórmula 1 em 2020 e que pilota o mesmo carro #51 que ele na Indy, mas somente nas provas em circuitos mistos. “O Grosjean vai estar com um motorhome no autódromo para o GP de Indianápolis [no circuito misto] e ele me chamou e disse que para as semanas em que eu estiver em Indianápolis [para as 500 Milhas], poderia usar o seu motorhome”, contou.

Fittipaldi: com o aeroscreen, carro de 2021 tem mudança no equilíbrio em comparação com o modelo de 2018 (foto: IndyCar)

A estreia na Indy em 2021 de Pietro Fittipaldi, bem como do também brasileiro Tony Kanaan, acontece neste sábado (1º), com a primeira prova do fim de semana no Texas. A programação prevê treino livre às 13h30 e classificação às 17h, ambos com transmissão ao vivo do aplicativo Arena Indy e do site da TV Cultura. A corrida, às 20h30, terá transmissão exclusiva ao vivo pelo site da emissora. No domingo (2), a segunda prova da rodada dupla será transmitida via TV e site pela Cultura, a partir das 18h. Os brasileiros, assim como Hélio Castroneves, também estão confirmados para as 500 Milhas de Indianápolis, no próximo dia 30 de maio.

Latest Posts

Nicci Daly, prima de Conor Daly y ex Juncos, participa en Tokio

Los Juegos Olímpicos de Verano en Tokio...

Castroneves, de vuelta en INDYCAR de tiempo completo en 2022 con Meyer Shank Racing

Helio Castroneves regresará para una temporada completa...

INDYCAR forma asociación con Motorsport Games para lanzar videojuego en 2023

INDYCAR ha formado una nueva asociación oficial...