lunes, octubre 19, 2020

Power sai na frente na prova de sábado em Mid-Ohio em dia ruim de Dixon

Texto: Geferson Kern / colaborador Brasil do IndyCarLatinos.com

Will Power vai largar na pole position na prova 1 da Fórmula Indy neste fim de semana em Mid-Ohio. O australiano, mais rápido do grupo A, vai comandar o pelotão na corrida deste sábado (12) ao cravar sua volta mais rápida em 1min06s3343. Ele será seguido dos demais pilotos de seu grupo atrás dele nas posições ímpares do grid de largada. Ryan Hunter-Reay, que foi o mais rápido do grupo B, fecha a primeira fila e também terá os colegas de grupo logo atrás de seu carro, nas posições pares. Foi a 60ª pole de Power na carreira, apenas sete atrás do recordista absoluto da história da Indy, Mario Andretti.

O formato da classificação para a rodada dupla em circuito misto foi o mesmo da prova de Elkhart Lake. Primeiro a ir para a pista, o grupo A teve Josef Newgarden, Will Power, Pato O’Ward, Jack Harvey, Scott Dixon, Marcus Ericsson, Felix Rosenqvist, Colton Herta, Zach Veach, Rinus VeeKay e Marco Andretti. Power conquistou a pole no fim com tempo apenas 0s2 à frente de seu companheiro de equipe Josef Newgarden. Jack Harvey veio logo atrás, seguido de Felix Rosenqvist, que era o mais rápido até zerar o cronômetro e vai ter de se contentar com um lugar na quarta fila. O novato Rinus VeeKay fechou o Top5 do primeiro grupo.

As grandes decepções da classificação estiveram no grupo A e foram nada menos do que dois dos três primeiros colocados do campeonato: Pato O’Ward, que bateu no único treino livre do fim de semana, horas antes da classificação, foi apenas o 8º na sessão e terá de largar na mesma fila do grid. Já o pentacampeão Scott Dixon, maior vencedor da pista de Mid-Ohio na história da Indy, com seis vitórias, foi o 9º no grupo A terá de se contentar com um 17º lugar no grid.

Para fechar o treino, o grupo B contou com Ryan Hunter-Reay, Alexander Rossi, Santino Ferrucci, Alex Palou, Conor Daly, Simon Pagenaud, Graham Rahal, Max Chilton, Takuma Sato, Oliver Askew, Charlie Kimball e Dalton Kellett. Hunter-Reay, líder do único treino livre e 3º colocado na prova de 2019, confirmou o bom desempenho ao surgir no fim e virar 1min06s7287. O piloto da Andretti e Conor Daly, que sai em 4º, foram os únicos a atingir a casa de 1min06s. Alexander Rossi, que liderou boa parte da sessão, saiu sozinho da pista e conseguiu o terceiro tempo no grupo, o que lhe dá o 6º lugar no grid. Graham Rahal e Simon Pagenaud fecharam o Top5 do grupo B.

A prova 1 de Mid-Ohio tem largada às 18h, com transmissão ao vivo para o Brasil do Bandsports e do DAZN. A segunda corrida do fim de semana acontece neste domingo (13), às 14h, com transmissão dos mesmos canais. O DAZN ainda transmite a classificatória para a corrida 2, neste domingo, às 11h15.

Pódio para o Brasil

O sábado em Mid-Ohio também teve brasileiros na pista pela USF2000, primeira categoria do sistema Road to Indy, que forma pilotos e serve de acesso até a Fórmula Indy. Na primeira corrida da categoria no fim de semana, Kiko Porto chegou em 7º, enquanto Eduardo Barrichello se recuperou dos problemas na classificação que o fizeram largar em último para chegar em 11º. Na segunda prova, Dudu voltou ao pódio e foi o 2º, enquanto Porto chegou em 9º.

A USF2000 completa sua rodada tripla com uma prova neste domingo. Pela outra categoria do sistema Road to Indy, a Indy Pro 2000, o sábado em Mid-Ohio viu a primeira vitória do mexicano Manuel Sulaimán. A categoria também volta à pista no fim de semana para mais baterias em meio à programação das provas da Fórmula Indy. As provas do Road to Indy são transmitidas ao vivo pelo site www.RoadToIndy.TV.

Latest Posts