jueves, octubre 29, 2020

Scott Dixon segura Takuma Sato e vence pela 50ª vez na carreira na prova 1 em St. Louis

Texto: Geferson Kern / colaborador Brasil do IndyCarLatinos.com

O neozelandês Scott Dixon conquistou neste sábado (29) sua vitória de número 50 na carreira na Fórmula Indy. O pentacampeão segurou a pressão do japonês Takuma Sato para vencer a primeira prova da rodada dupla de St. Louis. Foi o 23º circuito diferente em que Dixon triunfou na categoria. O mexicano Pato O’Ward, que liderou boa parte da prova, completou o pódio. O brasileiro Tony Kanaan, que neste fim de semana se despede da temporada, terminou em nono.

Dixon largou em terceiro e assumiu a segunda colocação na primeira rodada de pit stops, quando ele e O’Ward superaram o pole Will Power, que liderava até então. No segundo ciclo de paradas, ocorrido após bandeira amarela acionada por gotas de chuva que caíam sobre a pista, o Iceman não conseguiu superar Pato por um bico na saída dos boxes. O bote em definitivo veio na última janela de paradas, quando enfim Dixon voltou na frente do mexicano.

Os dois não contavam, no entanto, com o ímpeto de Takuma Sato. Numa estratégia diferente, o vencedor das 500 Milhas de Indianápolis prolongou sua parada ao máximo e entrou nos boxes quando estava uma volta à frente de Dixon e O’Ward. Mesmo com um problema na parada, Sato voltou à pista em terceiro e não demorou para fazer uma ultrapassagem cinematográfica sobre O’Ward, por fora, na curva 1. Em seguida, ele partiu para cima de Dixon, mas não conseguiu repetir o que havia feito em Indianápolis na última semana, quando ambos também protagonizaram a briga pela vitória.

A prova foi marcada por um acidente antes mesmo da bandeira verde que eliminou quatro carros, três da Andretti: Alexander Rossi, Marco Andretti e Zach Veach, além de Ed Carpenter. Simon Pagenaud também foi atingido e abandonou mais tarde, enquanto Oliver Askew, outro dos envolvidos, conseguiu seguir na prova sem maiores problemas e completou a corrida em 14º, ainda na volta do líder.

A segunda prova da rodada dupla de St. Louis acontece neste domingo (30), às 16h30, com Sato na pole position e Josef Newgarden ao seu lado na primeira fila. Dixon, vencedor neste sábado, larga em sexto, enquanto Tony Kanaan inicia sua prova de despedida da temporada em 19º. A corrida será transmitida ao vivo para o Brasil pelo Bandsports e DAZN.

Latest Posts

Álex Palou, nuevo piloto de Chip Ganassi Racing

Álex Palou llamó la atención en su...

Felix Rosenqvist se une a Arrow McLaren SP para 2021

Felix Rosenqvist se unirá a Arrow McLaren...

Ericsson renueva asociación con Chip Ganassi Racing para 2021 y más allá

Marcus Ericsson regresará al auto No. 8...

Honda liga tercer Campeonato de Fabricantes consecutivo

Para Honda Performance Development, la temporada 2020...