miércoles, octubre 27, 2021

Cinco fatos da incrível prova 1 de Iowa

A primeira prova do fim de semana de rodada dupla da Fórmula Indy, em Iowa, já trouxe muita história para contar. Marcas quebradas e mantidas, muitas ultrapassagens e a segurança dos pilotos devidamente preservada. Confira abaixo cinco fatos que o IndyCarLatinos.com separou para você sobre a prova desta sexta-feira (17):

Primeira da Penske na Era Penske

A vitória de Simon Pagenaud na prova 1 em Iowa foi a primeira da Penske desde que seu fundador e proprietário, Roger Penske, assumiu o comando da Fórmula Indy e do Indianapolis Motor Speedway. Até então, todas as provas disputadas na nova Era Penske da IndyCar haviam sido vencidas justamente pelo time arquirrival de sua escuderia nos últimos 30 anos, a Chip Ganassi.

Surpresa na pole

Rodada dupla inédita para a pista de Iowa, sistema de classificação inédito para a Fórmula Indy, pole inédita para Conor Daly. O americano, que se divide entre a equipes Carpenter e Carlin na atual temporada, marcou para a corrida 1 do fim de semana a primeira pole dele e do time de Trevor Carlin na categoria. Até hoje, a melhor posição de largada de Daly numa prova da Indy havia sido um sétimo lugar, em Toronto 2016.

Mais de 100

Apenas dois carros que disputaram a prova, ambos da equipe McLaren, realizaram mais de 100 ultrapassagens na primeira prova da rodada de Iowa. Oliver Askew, terceiro colocado, fez 53 ultrapassagens em pista, uma a menos que seu companheiro de equipe, Pato O’Ward, que chegou logo atrás na classificação. Foi o segundo pódio consecutivo do time em sua volta à categoria em tempo integral.

Pode pedir música

No Brasil, é costume que um jogador de futebol que marque três gols num mesmo jogo possa escolher uma música de sua preferência em um famoso programa dominical de TV.

Na prova 1 de Iowa, tal máxima aplica-se ao Aeroscreen: ele protegeu a cabeça de Will Power quando um pneu solto passou muito próximo de seu capacete, evitou que o bico do carro de Colton Herta, que decolava, atingisse o capacete de Rinus VeeKay e impediu que um detrito desse mesmo acidente chegasse ao cockpit de Marcus Ericsson, que tentava desviar da batida. A inovação de segurança promovida pela Indy nesta temporada mostrou sua importância e eficiência.

Maldição mantida

A Fórmula Indy disputou nesta sexta-feira em Iowa sua 14ª pista no oval curto mais rápido do mundo. E pela 14ª vez, a vitória não ficou com o piloto que largou na pole position. Como se não bastasse, o vitorioso, Simon Pagenaud, foi o competidor que largou da 23ª e última posição. Para repetir a dose neste sábado, o francês precisará de escalada idêntica, já que voltará a largar em último na prova derradeira da rodada dupla.

Latest Posts

Nico Hulkenberg se subió a un IndyCar

Nico Hulkenberg se convirtió en el piloto...

Johnson y Grosjean debutan en óvalo de Indianápolis

Jimmie Johnson estaba sentado solo en la...

Takuma Sato y Rahal Letterman Lanigan Racing se separan

Takuma Sato, dos veces ganador de las...

Kyle Kirkwood hace historia con título 2021 de Indy Lights

Kyle Kirkwood se convirtió en el primer...

Kiko Porto y DEForce Racing se coronan en USF2000

Kiko Porto aseguró el título del Campeonato...