miércoles, octubre 27, 2021

Colton Herta segura Newgarden e conquista vitória com a bênção do pai em St. Pete

Colton Herta, de 21 anos foi o grande vencedor da corrida deste domingo (25), em St. Pete. O piloto da equipe Andretti teve uma atuação acima da média e liderou a segunda prova da Fórmula Indy 2021 quase de ponta a ponta.

O pole position obteve a primeira vitória da carreira da Indy em um circuito de rua e a quarta cna carreira. Herta suportou a pressão de Josef Newgarden, da Penske, um dos favoritos do dia, em uma disputa emocionante pela liderança.

Herta chegou a abrir quase 10 segundos de Newgarden na liderança, mas viu a diferença ser pulverizada com duas bandeiras amarelas nas últimas 25 voltas, causadas por uma rodada de Jimmie Johnson e um acidente de Ed Jones. Com pneus macios, de banda vermelha, Newgarden partiu para cima de Herta e trouxe com ele o companheiro de equipe Simon Pagenaud. O piloto do #26, porém, resistiu à pressão e relegou a dupla da Penske aos dois degraus mais baixos do pódio.

Jack Harvey, da Meyer Shank, equipe que Hélio Castroneves defenderá em seis provas a partir das 500 Milhas de Indianápolis, foi o quarto após largar na segunda posição. Scott Dixon fechou o Top5, seguido de Takuma Sato, autor de algumas das principais ultrapassagens do dia. Quem também apareceu com destaque foi Will Power, que chegou em oitavo após largar em 20º.

Herta, dominante en las calles de St. Petersburg
Piloto de 21 anos liderou 97 das 100 voltas nas ruas de St. Petersburg

Essa foi a primeira vitória de Colton tendo o pai, o ex-piloto Bryan Herta, como seu estrategista durante a corrida. A estreia da dupla havia sido na prova anterior, no Alabama. No entanto, o jovem americano abandonou na primeira volta após ser envolvido no acidente causado por Josef Newgarden.

Com a vitória, Colton Herta entrou na briga pelo título: ele é o quarto colocado no campeonato e soma 62 pontos, apenas cinco a menos do que o líder Alex Palou, vencedor do GP do Alabama e apenas o 17º em St. Pete. Entre eles, estão empatados Will Power e Scott Dixon, ambos com 65 pontos. Simon Pagenaud, Jack Harvey, Sebastien Bourdais, Rinus VeeKay, Marcus Ericsson e Josef Newgarden completam o Top 10 do campeonato.

A Fórmula Indy volta às pistas em rodada dupla no próximo fim de semana, com provas no sábado (1º de maio) e domingo (2) no Texas Motor Speedway. As etapas no primeiro circuito oval do ano marcarão as estreias na temporada dos brasileiros Tony Kanaan (pela equipe Chip Ganassi) e Pietro Fittipaldi (na Dale Coyne).

Confira o resultado do GP de St. Petersburg:

Latest Posts

Nico Hulkenberg se subió a un IndyCar

Nico Hulkenberg se convirtió en el piloto...

Johnson y Grosjean debutan en óvalo de Indianápolis

Jimmie Johnson estaba sentado solo en la...

Takuma Sato y Rahal Letterman Lanigan Racing se separan

Takuma Sato, dos veces ganador de las...

Kyle Kirkwood hace historia con título 2021 de Indy Lights

Kyle Kirkwood se convirtió en el primer...

Kiko Porto y DEForce Racing se coronan en USF2000

Kiko Porto aseguró el título del Campeonato...