viernes, julio 30, 2021

Indy traz mudanças em Elkhart Lake para melhorar hidratação dos pilotos

Texto: Geferson Kern / colaborador Brasil do IndyCarLatinos.com

Depois de duas provas de calor intenso, no Texas e em Indianápolis, a Fórmula Indy terá novidades no sistema de hidratação dos pilotos para as provas deste sábado e domingo (11 e 12), com a rodada dupla em Elkhart Lake. A chegada do aeroscreen, além de incrementar a segurança, aumentou a temperatura nos cockpits, o que fez a direção da categoria procurar ajustes que beneficiassem os competidores.

“Todas as vezes que os pilotos nos dizem algo, nós ouvimos. Tivemos dois testes extremos nas duas primeiras provas deste ano, o que é bom, pois nos mostra onde estamos. Se não tivéssemos tido dois testes tão duros no começo, poderíamos ter uma falsa sensação de segurança, de que tudo estava perfeito”, afirmou o presidente da IndyCar (entidade que organiza a categoria), Jay Frye.

A partir das duas provas deste fim de semana, os pilotos poderão mover seus reservatórios de 1,5L de água para a altura do joelho, no lado direito do cockpit. Os reservatórios costumavam ser colocados em áreas mais quentes do habitáculo, como dutos de refrigeração da entrada do radiador, o que fazia a água a ser consumida pelos pilotos, durante a prova, chegar a temperaturas superiores aos 35 graus. A IndyCar acredita que, com a nova posição do reservatório e mangueiras mais curtas para levar a água deste até o piloto, o problema será amenizado, com a água atingindo temperaturas mais brandas e propícias para que os pilotos se reidratem durante as provas.

Além disso, a categoria encarregou as equipes Andretti, Chip Ganassi e Penske de desenhar de uma peça que ajudará a resfriar os cockpits. A peça, um duto retangular, ficará em um dos lados do piloto e, por meio de um trabalho de fluxo de ar, permitirá maior ventilação dentro do carro. O duto trabalha em associação com as passagens de ar localizadas em frente ao aeroscreen. O duto lateral e o duto superior experimental complementam o trabalho feito por duas aberturas no bico do carro, projetadas para introduzir ar na parte inferior do cockpit.

Outra mudança é que, nos pit stops, o mecânico que remove a película do aeroscreen poderá alcançar ao piloto uma garrafa com água fresca para consumo apenas durante a parada. A novidade visa aumentar a quantidade de água disponível ao piloto ao longo da prova e evitar o ocorrido no GP de Indianápolis, quando muitos competidores consumiram todo o líquido do reservatório do cockpit antes do fim da corrida.

Com informações de Racer.com

Latest Posts

Nicci Daly, prima de Conor Daly y ex Juncos, participa en Tokio

Los Juegos Olímpicos de Verano en Tokio...

Castroneves, de vuelta en INDYCAR de tiempo completo en 2022 con Meyer Shank Racing

Helio Castroneves regresará para una temporada completa...

INDYCAR forma asociación con Motorsport Games para lanzar videojuego en 2023

INDYCAR ha formado una nueva asociación oficial...