martes, mayo 18, 2021

Rossi e Dixon lideram primeira sessão de treinos da Indy no ano em Sebring

Texto: Geferson Kern/Colaborador Brasil do IndyCarLatinos.com

Alexander Rossi e Scott Dixon foram os mais rápidos da primeira sessão de testes da Fórmula Indy em 2021.

Os treinos ocorreram nesta segunda (18) e terça-feira (19), em versão reduzida do tradicional circuito de Sebring, na Flórida, região sul dos EUA. Enquanto o hexacampeão da Chip Ganassi foi o mais veloz no primeiro dia, com 52s320, o vencedor da centésima edição das 500 Milhas de Indianápolis colocou o carro #27 da Andretti no topo da tabela de tempos no segundo dia de atividades e fechou a sessão como o mais rápido, com o tempo de 52s272.

Os treinos desta semana contaram com a presença de 14 pilotos. Além de Andretti e Ganassi, aceleraram no circuito americano competidores das equipes Foyt, Meyer Shank, Rahal Letterman Lanigan e Carlin. O Top5, no entanto, foi dominado por pilotos das escuderias que, ao lado da Penske, formam o trio de ferro da categoria: logo atrás de Rossi e Dixon, veio Colton Herta, da Andretti, que trocará o #88 pelo #26 para esta temporada. Em seguida, dois representantes da Ganassi: Marcus Ericsson e Alex Palou, novidade da equipe que é a atual campeã para 2021.

A Andretti ainda teve na pista Ryan Hunter-Reay (8º no somatório dos tempos) e Marco Andretti, que mesmo tendo desistido de disputar a temporada completa neste ano, compareceu aos testes com o carro #29 e fechou na 13ª e penúltima posição, à frente apenas de Jimmie Johnson.

O heptacampeão da Nascar, que estreia na Indy nesta temporada, treinou apenas na segunda-feira e foi o último da rodada de treinos, 1s4 mais lento do que Rossi e 0s6 atrás de Andretti, seu rival mais próximo. Johnson correrá em 2021 apenas nos mistos, enquanto nos ovais o carro #48 terá a pilotagem do brasileiro Tony Kanaan.

Pelas outras equipes, Jack Harvey fechou em sexto com a Meyer Shank, time que também terá neste ano, em cinco provas, a presença do brasileiro Hélio Castroneves. Já Bourdais, que volta a disputar uma temporada completa neste ano, foi o melhor da Foyt, em 7º, enquanto Dalton Kellett terminou em 11º. Graham Rahal superou o atual campeão da Indy 500, Takuma Sato, na batalha interna da equipe que leva o sobrenome de sua família (9º contra 12º), enquanto Max Chilton colocou o carro solitário da Carlin na 10ª colocação.

A temporada da Fórmula Indy será aberta no dia 11 de abril, com uma prova no circuito misto de Barber Motorsports Park, em Birmingham, no estado do Alabama. Até lá, as equipes podem organizar novos dias de testes para se preparar para o começo do campeonato.

1. Alexander Rossi (Andretti Autosport Honda) 52.272s
2. Scott Dixon (Chip Ganassi Racing Honda) +0.048s
3. Colton Herta (Andretti Autosport Honda) +0.106s
4. Marcus Ericsson (Chip Ganassi Racing Honda) +0.145s
5. Alex Palou (Chip Ganassi Racing Honda) +0.183s
6. Jack Harvey (Meyer Shank Racing Honda) +0.268s
7. Sebastien Bourdais (AJ Foyt Racing Chevrolet) +0.317s
8. Ryan Hunter-Reay (Andretti Autosport Honda) +0.403s
9. Graham Rahal (Rahal Letterman Lanigan Racing Honda) +0.453s
10. Max Chilton (Carlin Chevrolet) +0.466s
11. Dalton Kellett (AJ Foyt Racing Chevrolet) +0.592s
12. Takuma Sato (Rahal Letterman Lanigan Racing Honda) +0.651s
13. Marco Andretti (Andretti Herta Autosport Honda) +0.861s.
14. Jimmie Johnson (Chip Ganassi Racing Honda) +1.419s

Latest Posts

Quinta Marcha: Cinco preguntas del Mes de Mayo

Ahora que el GMR Grand Prix está...

Fin de semana de lucha para Sulaimán en Indy GP

Lo que se perfilaba para ser un...

Rinus VeeKay obtiene primera victoria en INDYCAR

La creencia siempre ha estado ahí para...

Romain Grosjean, en pole para GMR Grand Prix

Hablemos sobre hacer una entrada triunfal.