jueves, octubre 28, 2021

Scott Dixon segura Takuma Sato e vence pela 50ª vez na carreira na prova 1 em St. Louis

Texto: Geferson Kern / colaborador Brasil do IndyCarLatinos.com

O neozelandês Scott Dixon conquistou neste sábado (29) sua vitória de número 50 na carreira na Fórmula Indy. O pentacampeão segurou a pressão do japonês Takuma Sato para vencer a primeira prova da rodada dupla de St. Louis. Foi o 23º circuito diferente em que Dixon triunfou na categoria. O mexicano Pato O’Ward, que liderou boa parte da prova, completou o pódio. O brasileiro Tony Kanaan, que neste fim de semana se despede da temporada, terminou em nono.

Dixon largou em terceiro e assumiu a segunda colocação na primeira rodada de pit stops, quando ele e O’Ward superaram o pole Will Power, que liderava até então. No segundo ciclo de paradas, ocorrido após bandeira amarela acionada por gotas de chuva que caíam sobre a pista, o Iceman não conseguiu superar Pato por um bico na saída dos boxes. O bote em definitivo veio na última janela de paradas, quando enfim Dixon voltou na frente do mexicano.

Os dois não contavam, no entanto, com o ímpeto de Takuma Sato. Numa estratégia diferente, o vencedor das 500 Milhas de Indianápolis prolongou sua parada ao máximo e entrou nos boxes quando estava uma volta à frente de Dixon e O’Ward. Mesmo com um problema na parada, Sato voltou à pista em terceiro e não demorou para fazer uma ultrapassagem cinematográfica sobre O’Ward, por fora, na curva 1. Em seguida, ele partiu para cima de Dixon, mas não conseguiu repetir o que havia feito em Indianápolis na última semana, quando ambos também protagonizaram a briga pela vitória.

A prova foi marcada por um acidente antes mesmo da bandeira verde que eliminou quatro carros, três da Andretti: Alexander Rossi, Marco Andretti e Zach Veach, além de Ed Carpenter. Simon Pagenaud também foi atingido e abandonou mais tarde, enquanto Oliver Askew, outro dos envolvidos, conseguiu seguir na prova sem maiores problemas e completou a corrida em 14º, ainda na volta do líder.

A segunda prova da rodada dupla de St. Louis acontece neste domingo (30), às 16h30, com Sato na pole position e Josef Newgarden ao seu lado na primeira fila. Dixon, vencedor neste sábado, larga em sexto, enquanto Tony Kanaan inicia sua prova de despedida da temporada em 19º. A corrida será transmitida ao vivo para o Brasil pelo Bandsports e DAZN.

Latest Posts

Nico Hulkenberg se subió a un IndyCar

Nico Hulkenberg se convirtió en el piloto...

Johnson y Grosjean debutan en óvalo de Indianápolis

Jimmie Johnson estaba sentado solo en la...

Takuma Sato y Rahal Letterman Lanigan Racing se separan

Takuma Sato, dos veces ganador de las...

Kyle Kirkwood hace historia con título 2021 de Indy Lights

Kyle Kirkwood se convirtió en el primer...

Kiko Porto y DEForce Racing se coronan en USF2000

Kiko Porto aseguró el título del Campeonato...